Apresentação Sobre Angola pelos estagiários

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.




Alusivo a semana da conscientização Negra, no Brasil foi feito um convite pela direção da Escola Federal Luis Vaz de Camões do distrito de Ipezal, na pessoa da sua Diretora Srª. Telma e da Coordenadora Prof. Sonia, afim de se fazer uma breve apresentação sobre Angola aos Alunos e convidados.
A apresentação ocorreu no dia 26 de Novembro de 2009 abordando temas como:
Historia
Geografia
Cultura
Educação
Economia e desenvolvimento
Os temas foram apresentados pelos integrantes da BIOCOM em estagio no Brasil, estado do Mato Grosso do Sul, Município de Angélica distrito de Ipeazl
A mesa dos estagiários foi composta pelos seguintes membros:



• Agostinho Manuel Contreiras Neto - T. S. Eng. Informático
• Esperança Domingos dos Santos Filipe - T. M. Agronomia
• Francisco Manuel Gaspar - T.M. Agronomia
• Lourenço Emanuel da Cunha Paulo - T. M. Agronomia
• Paulino Garcia - T.M. Agronomia
• Pavlov Dias Neto - T.M. Agronomia
• Tânia Surmina Armando Luís - T. M. Informática
• Yuri Gourgel Trindade - T. M. Electricidade
Fez parte da mesa dos Angolanos o senhor Elias do Prado, representado a Usina Eldorado da ETH responsável pelos estagiários.
A mesma foi corroborada pelos membros, Agostinho Neto, Pavlov Neto e Lourenço Paulo.

A parte Brasileira foi representada pelo Veriador do distrito Srº Ivo, os coordenadores da escola, Sr Zeca, e Sonia a directora Telma, professores, alunos e convidados
Os Brasileiros também mostraram uma parte de sua cultura e riquezas naturais, com realce para o Mato Grosso do Sul onde mostraram as regiões do Pantanal e Bonito.

No final das apresentações ouve um banquete e o intercambio cultural atravez da dança dos dois países. Do lado Angolano o Kuduro teve como estrelas Ivanildo Bumba e Mario Dala.

1 comentário:

Teste disse...

Caro amigo,

É com muito orgulho que escrevo a você...

Meu nome é Túlio Clemente e moro no Rio de Janeiro, Brasil.

Já há algum tempo acompanho com entusiasmo as postagens do seu blogue... Sou um apaixonado por Angola, mesmo sem ter nunca antes conhecido tão admirado país.

Também sou estagiário aqui no Brasil. Trabalho em uma instituição que promoveu diversos eventos em comemoração ao Dia da Consciência Negra no Brasil. Infelizmente há muitos gestos racistas no país, mas aos poucos estamos nos civilizando e nos dando conta que nós, brancos, negros e índios, somos uma raça apenas...

Um grande abraço...

Prometo voltar mais por aqui...